Eu nunca havia jogado por mais de 30 minutos nenhum Silent Hill, pois não era um estilo de gameplay que eu estava acostumado, mas como estava em uma boa promoção na Nuuvem, eu decidi pegar ele e tentar dar uma nova chance (eu tinha comprado ele no lançamento, mas o jogo estava totalmente mal otimizado, o que tornou minha primeira experiência horrível).
O Jogo
Acho que o jogo é um dos melhores exemplos de como um jogo de terror pode explorar a mente da pessoa que está jogando, diferente do padrão que vemos onde lutamos com monstros externos referentes ao local, presenciamos uma luta contra nossa própria cabeça, uma jornada pela mente do protagonista.
Eu não quero comentar muito sobre a história, pois quero que, quem por acaso não jogou, tenha a oportunidade de jogar e sentir as várias emoções e pensamentos diferentes que tive (só tem que ter um pouco de estômago e cabeça para jogar), pois diferente de muitas franquias, Silent Hill não depende exclusivamente de ameaças sobrenaturais, mas o fator psicológico de muitos problemas da vida real como:
Assuntos que realmente mexeriam com o psicológico de qualquer pessoa.
Mini spoiler:
Os personagens que encontramos pelo caminho (Angela e Eddie) mostram como diferentes pessoas reagem ao sofrimento. Nenhum deles é simplesmente “bom” ou “mau”. São indivíduos totalmente quebrados e sem rumo tentando, de alguma forma, sobreviver aos próprios traumas. Cada um deles, assim como o James, tem seus modos de como eles tratam os traumas sofridos na vida.
A gameplay do jogo e ambientação, assim como seus antecessores, é extremamente bem calculado, pois corredores estreitos, silêncio absoluto por quase todo o jogo, me fizeram sentir muita ansiedade. Isso o jogo faz e explora com maestria o combate fluido e os puzzles bem elaborados fecham um dos jogos jogados da vida. Isso sim realmente pode ser dito dessa franquia, pois vídeo game como forma de arte, faz o jogador parar e refletir, ao invés daquela explosão de dopamina que procuramos a cada segundo.
Mas nem tudo são flores. Eu não posso dar nota máxima para o game devido a sua performance no PC, que depois de 3 anos do lançamento, ainda sim sofre de problemas de performance. Eu tive que baixar mods pra corrigir alguns problemas de renderização e stuttering que ficavam acontecendo de 2 em 2 minutos.
Resumindo: tá recomendado o jogo pois fazia muito tempo que um jogo não me fazia ter vários sentimentos ao mesmo tempo.
Nota 9/10

Parabéns, CarolineGood!
De boa, muito legal isso. Contei pra todos aqui da minha família que você tá fazendo aniversário. Todos acharam muito surpreendente e pediram pra te dar os parabéns. Queriam falar com você pessoalmente se possível para lhe parabenizar. Disseram também que na festa de natal irão contar para os parentes mais distantes e no ano novo lançarão baterias de fogos com seu nome. Contei esse seu feito também para alguns outros parentes mais próximos, reagiram tal qual minha família. Pediram seu endereço para mandar cartões e mensagem de parabenização. Meus amigos não acreditaram quando eu disse que conhecia a pessoa dona desse feito tão imenso, sério, ficaram todos de boca aberta. Disseram que farão seu nome ecoar por anos e anos. Quando os vizinhos ficaram sabendo do feito, ficaram todos boquiabertos, quiseram saber quem é você, pediram se, caso você tiver tempo, é claro, fazer speedrun juntos, receber presentes, congratulações e apertos de mãos. Com o esparrame da sua notícia, um grande empresário da região decidiu te contratar como presidente da empresa graças a esse seu surpreendente feito e ao mesmo tempo um grande acionista internacional quer patrocinar shows para você para palestrar e ensinar todos a fazerem igual para que o mundo seja um lugar melhor. Você não só tem muita fama aqui na região quanto aí mas também em todas as partes, todos sabem quem é você graças ao rápido esparrame da notícia. Prefeitos de todas as cidades estão pendurando faixas, de balões, teleféricos, instalando aparelhos de som, tudo o que você possa fazer seu nome vibrar para ver qual cidade te consagra mais você por esse seu feito magnífico. Aqui na minha cidade mesmo uma rua terá o seu nome a partir da próxima gestão da administração municipal.