Acho que um dos maiores pecados que um jogo pode cometer pra mim é não ser divertido. Antes de continuar, só queria deixar claro que eu não zerei ele porque toda vez que eu tentei jogar, ou eu ficava puta, ou começava a bocejar em 30 minutos. Nisso em várias pequenas sessões eu joguei coisa de 5 horas dele e o menu falava que já tava 70%. A vida é muito curta pra eu perder tempo com jogo ruim, e infelizmente o criador teve a brilhante ideia de colocar o mesmo nome e usar o 2 como se fosse uma continuação. Então pau no cu dele vou comparar diretamente os dois jogos em cada ponto separado, porque eu to tão surpresa negativamente que isso merece que eu elabore.
História: A do 1 não é incrível mas pelo menos tava la de pano de fundo. Eu me importei 0 com ela porque era bem clichê no geral. Super cientista fez merda com uma máquina de portais, achou uma nova realidade e lá liberou um pathogenico viral pra matar toda a civilização e nós temos que salvar o mundo porque é a única forma de voltar pra terra e porque é “pessoal” o motivo. Bem foda-se mas ok. A do 2 fez eu DETESTAR a personagem principal. O resumo porque eu não me importei e você também não vai, é que uma cientista milionária comprou uma empresa e todos os seus pontos de escavação após o criador sumir. Ela fez isso por pura inveja e jogada de marketing pra provar que ela era “melhor” e porque “podia”, vai na antártica em uma dessas escavações, entra num portal e ta presa em outro mundo com toda a antiga equipe da empresa que ela comprou sem conseguir voltar. Você não joga com o Trace, agora a protagonista é uma mina rica mimada arromabada imbecil grossa arrogante, mas que tem o dom de ser boa em tudo que faz. Por isso é uma escrota total com qualquer pessoa que respire & knuckles. Ela é insuportável e até mesmo os novos NPCs que são uma adição que eu achei que ia ser daora mas tão lá só pra ser xingados e não tem nada a agregar. Eles no máximo falam “ah nossa no norte acho que vi alguém falando de algo que pode ajudar a tirar agente daqui”, e após chamar ele de “incompetente que não soube fazer o trabalho dele e era melhor ele ter morrido de fome” agente vai explorar. Total free, total sem sentido visto que ela fez A MESMA COISA que todo mundo e ficou presa no lugar com eles, gênia.
Jogabilidade: É triste, tu tinha várias coisas legais no 1, como clipar parede, teleportar, drone pra se esgueirar em buracos, broca pra quebrar o cenário, coisas que eram bizarras mas faziam sentido lá. No 2 foram substituídos por umas urnas chamadas de “arms” que tem um espírito de alguém dentro dela e eles te dão poderes incríveis como:
E após ele falar que vai ajudar a protag, obviamente ela xinga ele e fala que se fosse tão útil o “poder” dele, ele não teria morrido pra começo de conversa kkkkkkkkk incrível cara. Pelo nisso eu concordo com ela, todos um lixo e completamente w/e.
Progressão: Além das incríveis skills mencionadas, o jogo tenta ser RPG além de metroidvania, aonde as vezes você acha um frasquinho que te da skill point pra tu usar numa árvore de habilidade que é tão interessante quanto ver o thug grindando FM na secreta as 4 da manhã. Todos upgrades sem originalidade e mecânica extra nenhuma que só se resumem a “mais dano” ou “mais vida”. O que me pegou é que você tem que ATACAR MELEE o frasco para pegar o skill point, não só passar por cima e interagir com o item, e isso é uma bosta por vários motivos que eu real to com preguiça de elaborar mas tem um extra depois.
Combate: No 1, além dos upgrades do personagem como todo metroidvania para movimentação, agente achava vários tipos de tiros diferentes para nossa arma. Ele era totalmente focado em ranged e os tiros, apesar de ter uma variação boa, era real só preferência qual você usava. No 2 o cara teve a brilhante ideia de focar em melee, e suas armas iniciais são uma picareta de escalada (icepick) e um bumerangue???? E cara, só não funciona, ou você pode ignorar total todos os inimigos do jogo (com exceção dos boss), ou você fica spamando o ataque parado até ele vir na sua direção. Falando neles, nas 3 primeiras áreas tem um escorpião que é repetido e só muda de cor, o mesmo inimigo é repetido TRÊS VEZES logo no inicio do jogo kkkkkkkkk sendo que o último ganha 1 de vida a mais e da mais dano, uau peak enemy design. Conseguiram cagar também com a porra de hackear os inimigos que era algo que eu gostei no primeiro. Agora é um círculo em volta de ti e você só “manipula” eles, como deixar mais lento, fazer ele não atacar, deixar ele parado, qualquer coisa que faz ser inútil porque o range é minúsculo e você tem que ir melee praticamente nos inimigos, aonde você podia só ta atacando direto mesmo.
Musica e Pixel art: Ambos piores que o primeiro. As musicas são genéricas e irritantes e a do deserto fez eu mutar meu Switch jogando lá. Abandonando total o cyber synthwave pra uma coisa mais atmosférica que em teoria era pra combinar com o local. A pixel art consegue estranhamente ser pior também, tanto que eles abandonaram ela totalmente da vibe cibernética orgânica que eu tinha mencionado que eu curti pra krl no primeiro, para lugares mais comuns e reais como floresta fodase, caverna fodase, montanha fodase e deserto fodase mas que lembra algo árabe. Em algumas partes eles só tacam tudo pro alto e o jogo fica em “8bit” e é só ruim mesmo. Parece coisa mal feita de game boy color.
Extra: O sistema de progressão é tão quebrado que a gota d’água que fez eu dropar o jogo foi matar um “boss” (se é que da pra chamar um inimigo que nem te ataca disso) e o upgrade dele dropar na parte alta do mapa, aonde o bumerangue não acertava, então eu literal, real oficial, não peguei o ponto de skill por derrotar ele porque ninguém testou essa merda antes de lançar (e sim, o upgrade some pra sempre após eu sair e entrar de novo na sala).
Se isso fosse qualquer jogo com nome aleatório, só seria um jogo medíocre beirando o ruim, mas como é o Axiom 2, é só um lixo completo que não faz nem o básico direito e tem 0 ligação com o original. Eu tenho em bom julgamento que o criador fez isso porque sabia que se não botasse esse nome, ninguém ia jogar, mas pra mim essa foi a pior decisão possível porque só manchou o nome de uma possível franquia. Joguem o Axiom 1 porque ainda acho ele um ótimo jogo dentro do que ele propõe e da pra se divertir de boas, é diferente e familiar o suficiente pra ser um good time. Agora esse aqui enterra e deixa sem nome a lápide. 🪦
Nem merece nota